Galochas
Como vocês já devem ter percebido, aqui a gente adora aquelas peças beeeem babadeiras! E como hoje não poderia ser diferente, vamos falar de uma peça quase tão odiada quanto as pochetes (se não mais)!Vamos falar das galochas, trend que todos os anos, nessa época fria e chuvosa reaparece. Sempre com um detalhe a mais, porém envolta nas mesmas polêmicas.
Tudo começou com as botas Hessel. Símbolos da aristocracia britânica, eram feitas de couro, tinham o calcanhar baixo, um “enfeite” na parte superior e iam até a altura dos joelhos.
No século 18,o Duque de Wellington pediu para que seu sapateiro fizesse algumas modificações na sua Hesse. Estava pronto o primeiro esboço do que viria a ser nossa amada e idolatrada salve, salve, galocha.
Curiosidade 1: em alguns lugares do mundo, a galocha ainda é conhecida como “Wellington boots” ou “Wellies”.
Em 1852, Hiram Hutchinson conheceu Charles Goodyear, que acabara de descobrir o processo de vulcanizar borracha natural. Enquanto Goodyear optou pela fabricação de pneus, Hutchinson comprou a patente da fabricação de calçados e voltou para a França, abrindo lá, em 1953, a empresa que hoje é conhecida como “Eagle”, responsável pela fabricação das mundialmente famosas galochas Hunter.
Curiosidade 2: Hutchinson voltou à França, seu país de origem, sabendo que lá seus calçados seriam sucesso absoluto, já que 95% da população trabalhava no campo e usava tamancos de madeira. Ou seja, os trabalhadores voltavam para casa com os pés molhados e sujos.
Nos dias de hoje, a galocha deixou de ser um item usado apenas para “proteção” e se tornou um acessório de moda, principalmente aqui no Brasil, onde não neva e o inverno não é tão rigoroso. De várias cores e estampas, com cano longo, médio ou curto, as galochas ficam lindas tanto em homens quanto em mulheres, casam bem com todos os tipos de roupa e estilo, deixando o visual mais leve e divertido, mas sem deixar de desempenhar suas principais funções: manter nossos pezinhos quentinho e sequinhos, protegidos das chuvas e das poças! 😊
Curiosidade 3: a expressão “chato de galocha” surgiu por volta de 1950, quando galocha era o nome dado para uma espécie de capa de borracha que as pessoas colocavam por cima dos sapatos em dias de chuva. O certo, seria que ao entrar em uma casa, a pessoa que estivesse usando essa capa, a tirasse, porém não era sempre que isso acontecia e quando não acontecia, a pessoa que entrava usando as galochas, entrava sujando o chão de lama e barro. Daí surgiu a expressão “chato de galocha”!
Deixe uma resposta