A importância dos aventais
Item essencial para várias profissões, os primeiros aventais da modernidade foram feitos para ser utilizados na cozinha, porém hoje em dia a importância do uso do avental vai muito além disso, já que são peças utilizadas para proteger a parte da frente das roupas e do próprio corpo.
Do que os aventais podem ser feitos?
Além do pano, podem ser feitos de borracha (para proteção contra produtos químicos e cortes), de chumbo, utilizados por técnicos de raio x, entre outros. Também podem ser com bolsos frontais, como é o caso dos aventais utilizados por sapateiros ou carpinteiros, que guardam pequenos objetos (preguinhos, tubos de cola, alfinetes…) dentro desses bolsos.
Os aventais das cozinhas também costumam ter esse bolso frontal, que serve para guardar panos de prato e alguns outros acessórios indispensáveis no preparo dos alimentos. Ah o plástico ou PVC também é bastante utilizado na confecção dos aventais, principalmente nos domésticos, já que eles protegem contra pingos de óleo, detergentes e outros produtos que podem causar manchas em tecidos.
O avental também faz parte da indumentária tradicional portuguesa, que nos primórdios do reino era utilizada livremente por todas as classes e em todos os horários, sem embaraço.
Na maçonaria o avental também é bem popular, sendo o símbolo maior do trabalho e indispensável em qualquer ato litúrgico, já que é considerado como um adorno maçom essencial que identifica os graus hierárquicos existentes dentro da ordem. Segundo contam as histórias o uso do avental pelos maçons vem da época da maçonaria operativa, quando a peça era um objeto de proteção, sendo utilizados pelos aprendizes operativos que carregavam as pedras brutas utilizadas nas construções dos templos.
Onde e como surgiram os aventais?
Partindo para a criação, é historicamente quase impossível precisar a data ou o período em que o avental foi criado e começou a ser utilizado, mas há vários registros de seu uso. Os Romanos, por exemplo, usavam como parte do uniforme militar. Há também registros do uso de avental por Egípcios, Persas e Hindus. Mais contemporaneamente, percebemos que os pintores da Renascença também o utilizavam para proteger suas roupas dos respingos de tintas.
Mas independente de quando ou por quem tenham sido criados, o fato é que os aventais são indispensáveis para a realização de certas tarefas, já que além de proteger as roupas, protegem também o corpo.
Deixe uma resposta